Química

Composição química, reação química e mudança de estado

Como funciona o Narguilé ?


Tem algum turista que volte da Índia ou da Turquia sem trazer de souvenir esse inusitado cachimbo que mais parece a garrafa do gênio das 1001 Noites? Quem for a esses países e visitar uma casa típica ou algum café-tabacaria, provavelmente será convidado a dar uma pitadinha nesse troço, em que serpenteia uma mangueira que pode ter duas piteiras. Nesses casos, o sujeito fuma e passa o outro bico ao amigo. Assim, funciona também como um cachimbo da paz - lembrando também, para nós brasileiros, o ritual do chimarrão.
Vamos listar dicas para que seu narguile conserve mais o gosto, e tenha uma sensação maior de refrescância e sabor.
Vamos primeiro conhecer as partes:
Base (vaso, jarra): Peça central do narguile, parecida com um vaso, onde se coloca aguá (logo mais veremos outros líquidos).
Corpo:peça cilíndrica que se conecta a base, o corpo do narguile que conduz a fumaça até a aguá do vazo.
Cabeça(cerâmica, fornilho): peça pode ser feita de cerâmica ou barro, onde se coloca o tabaco e o carvão em cima.
Grelha: intermediário da cabeça e do carvão, usado embaixo do carvão, para não queimar muito rápido o tabaco, pode ser feito com alumínio furado.
Mangueira: Condutor de fumaça até a pessoa que está fumando, pode se usar várias mangueiras em um só narguile para o uso de um ou mais, pode se adaptar uma piteira.
Agora dicas para um Narguile bom, com fumaça densa, e bom gosto:
Primeiro:No vaso, pode se colocar além de aguá tradicional), coca-cola entre outros tipos de refrigerante, destilados, sempre é bom uma bala, como halls preto, que fica muito refrescaste.
Segundo: Na hora de colocar o tabaco no cabeça, dichave(separar bem) o tabaco para que o ar possa circula dentro da cabeça, dando ênfase no gosto da essência.
Terceiro: Na hora de colocar o papel alumínio, estique bem para que não encoste na essência, furos finos feitos com agulha fina para que não caia brasa na essência estragando o gosto, e até vindo carvão no tabaco.
Quarto: Existe carvão próprio para narguile, coloque ele sobre a cabeça quando estiver totalmente em brasa ou seja, vermelho. Dica:carvão de churrasqueira funciona, porem é mais prejudicial a saúde e queima a essência muito mais rápido
Quinto: O gosto do narguile depende principalmente de uma essência de boa qualidade, as vezes compensa pagar um pouco mais por uma essência que vai render mais, e dar mais gosto.
O narguile como o cigarro contém mais de 4,7 mil substâncias químicas cancerigênas que são prejudiciais a saúde, de acordo com o INCA. 

Composição química 

Quando se aspira pelo tubo, o ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco, produzindo a fumaça que desce, passa pela água, onde é resfriada, e segue pelo tubo até ser aspirada pelo fumante e expirada em seguida. Há um tabaco especial para narguilés, conhecidos popularmente como essência, usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã-verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola, Vinho e Red-Bull.
Reação química

A água do narguilé não filtra, ela esfria a fumaça. E a fumaça vem com nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco. O monóxido de carbono no narguilé é potencializado pela combustão do carvão, o que significa que chegará mais forte ao organismo, retirando oxigênio das células. Como a concentração de monóxido de carbono é maior com o narguilé, por causa da concentração de carvão, sua concentração equivale ao final de 40 minutos a se ter fumado 100 cigarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário